• Tour 2016 chega ao fim. E agora, o que esperar dos Rammstein?

Notícias

Tour 2016 chega ao fim. E agora, o que esperar dos Rammstein?

Derradeiro concerto acontece em Buenos Aires, Argentina. Banda entra de férias e volta ao trabalho em outubro mas novo álbum ainda não é uma certeza.

Depois de 24 concertos em 18 países, de junho a setembro, os Rammstein encerram hoje a digressão 2016 no Festival Maximus de Buenos Aires, na Argentina. Uma série de concertos que fica marcada pela estreia absoluta do tema “Ramm4”, ainda antes de ser editado discograficamente, bem como uma abertura sem precedentes aos media, com a banda a publicar várias canções ao vivo no canal oficial do YouTube e a permitir transmissões televisivas de várias atuações. Fechado este capítulo, o que podemos esperar dos Rammstein no futuro próximo?

De férias até outubro
Desde setembro de 2015 em ensaios / pré-produção, e com a digressão de festivais pelo meio, os Rammstein entram agora de férias. «Vamos continuar a encontrar-nos em outubro e retomar. Não há contrato, não há um dia marcado, só nos vamos reunir e ver se temos material», disse o guitarrista Richard Kruspe em declarações recentes ao Estado de São Paulo.

Ensaios sem compromisso
Depois da experiência «dolorosa» de 2008, aquando da produção do álbum “Liebe ist für alle da”, em que a banda durante vários meses entrou numa espiral de incerteza e impasse criativo, desta vez nenhum dos elementos dos Rammstein assume qualquer compromisso futuro a nível discográfico. «Começámos a compilar ideias para músicas e a desenvolvê-las como banda. É difícil dizer em que ponto estamos, na maior parte do tempo parece estar tudo a correr bem e depois há dias em que queremos começar todo o processo novamente», referiu o teclista Christian Flake Lorenz numa entrevista à Kaaos TV em julho passado. Já Richard Kruspe salientou, ao Estado de São Paulo, que «os Rammstein não precisam de se encaixar em nenhum padrão, o que significa que não temos obrigatoriamente que fazer um disco. Não queremos pressão. Há tanta música no mundo, de qualquer maneira, ninguém precisa de outro álbum». Numa outra entrevista, à rádio Futuro 88.9 do Chile, o guitarrista chegou a dizer que não sabe se os Rammstein terão «visão suficiente para um álbum ou até para um EP de 4 músicas».

Novo álbum só em final de 2017
Se de facto o caminho escolhido for a produção de um disco longa-duração, sucessor de “Liebe ist für alle da” (2009), então o lançamento poderá apenas acontecer em final de 2017, tendo em consideração o processo habitual dos Rammstein. Contudo, com a evolução da indústria musical, existe a possibilidade de a banda optar por lançamentos digitais faseados, em formato single, ou até EP, segundo já deram a entender alguns elementos do grupo.

DVD/Blu-ray “Rammstein Paris”
Na forja está já o sucessor do DVD/Blu-ray “Rammstein In Amerika” (editado em setembro 2015). Gravado em 2012 no recinto então denominado Palais Omnisports de Paris-Bercy em Paris (agora AccorHotels Arena), e realizado pelo sueco Jonas Åkerlund, “Rammstein Paris” promete ser um trabalho mais artístico, tendo já sido exibido na edição 2016 do Festival de Cinema de Cannes e com rumores de estreia marcada para novembro deste ano em várias salas de cinema da Europa.