• Como a imprensa fechou os olhos a “Rammstein In Amerika”

Notícias

Como a imprensa fechou os olhos a “Rammstein In Amerika”

Uma semana depois de "Rammstein In Amerika" fazemos o rescaldo do que a imprensa portuguesa (não) disse sobre este novo DVD/Blu-ray.

O novo DVD/Blu-ray “Rammstein In Amerika” foi editado a nível mundial no passado dia 25 de setembro, tendo sido noticiado em múltiplos meios especializados internacionais devido ao carácter histórico que este lançamento representa na carreira do sexteto.

Por cá a editora Universal Music Portugal patrocinou um evento especial na loja Fnac do shopping Almada Forum, um dia antes do lançamento mundial, e convidou o radialista António Freitas para uma conversa em formato de entrevista sobre este novo lançamento dos Rammstein. Mas tirando esse evento e o envio de uma newsletter, a comunicação da editora para o público resumiu-se a um post no Facebook no dia 23, curiosamente uma publicação que viria a bater recordes de Gostos e Partilhas naquela página. No site oficial da editora não consta qualquer informação sobre “Rammstein In Amerika”, nem sequer sobre a existência da banda alemã.

Já a nível de cobertura por parte da imprensa generalista e especializada, Portugal, um dos países da Europa com uma legião de fãs mais fiel, presenciou um lançamento no mínimo vergonhoso. Alguns meios de comunicação, contactados pelo site RAMMSTEIN-Portugal, fizeram questão de não publicar a notícia relativa ao DVD/Blu-ray “Rammstein In Amerika”.

Blitz, Palco Principal e Disco Digital ignoraram e a Cotonete até fez algo curioso: cordialmente agradeceu-nos a comunicação e no dia do lançamento, 25 de setembro, divulgou uma notícia específica onde eram referidas todas as edições discográficas que naquele dia chegavam às lojas portuguesas. Todas, menos Rammstein.

Contudo, uns dias antes do marginalizado “Rammstein In Amerika”, ninguém hesitou em falar de Lady Gaga ao som de “Du hast” no novo trailer da série “American Horror Story: Hotel”. Pressupomos que Rammstein só têm direito a linhas editoriais em Portugal se estiverem futilmente anexados a uma popstar de massas. Já a carreira musical da banda não parece muito digna de referência…

Os nossos parabéns vão para algumas exceções: Alta Tensão, Antena 3, Arte Sonora, Cardápio, Destak, Glam Magazine, Palco das Artes, PT Jornal, Rua de Baixo, RUA FM, SAPO Mag, Som Direto, Ultraje, entre outros. Os restantes podem voltar para as doses diárias de fait-divers musicais, enquanto continuam a fechar os olhos a um grupo incontornável que anda nisto há duas décadas.