• 18 concertos depois, digressão 2017 chega ao fim. Até para o ano?
  • 18 concertos depois, digressão 2017 chega ao fim. Até para o ano?
  • 18 concertos depois, digressão 2017 chega ao fim. Até para o ano?

Notícias

18 concertos depois, digressão 2017 chega ao fim. Até para o ano?

Rammstein encerraram a tour 2017 com dose tripla no Festival de Nîmes em França. A banda vai agora de férias e regressa a estúdio em setembro.

Foi na Arena de Nîmes em França, local emblemático onde foi gravado o DVD “Völkerball” há cerca de 12 anos, que os Rammstein encerraram a 13 de julho de 2017 uma curta digressão que serviu de continuação aos concertos do ano anterior. Ambas as digressões de festivais, em 2016 e 2017, partilharam o mesmo esquema em palco, não só a nível musical como cénico, o que explica a preocupação da banda em não repetir demasiados locais de atuação nos dois períodos.

Resumindo, e por ordem cronológica, nestes dois anos os Rammstein passaram por 23 países: Itália, Áustria, Suíça, Reino Unido, Holanda, França, Rússia, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Finlândia, Estados Unidos, Canadá, México, Polónia, Chile, Brasil, Argentina, Islândia, República Checa, Estónia, Espanha e, obviamente, Alemanha.

E agora? Voltarão os Rammstein no próximo ano para uma terceira fase estival? Não é provável, o grupo pretende focar-se na produção do próximo disco, não sendo certo que faça novamente uma pausa no próximo verão para mais uma rodada de concertos. Contudo, se tal acontecer, Portugal terá mais probabilidades de estar incluído nesse itinerário.

Mas o mais certo é a próxima apresentação ao vivo dos Rammstein entrar já no âmbito de uma digressão em nome próprio de promoção ao novo álbum de estúdio, o que levará a banda pela maior parte das capitais europeias com um espetáculo praticamente novo. Normalmente esses concertos acontecem pouco tempo depois do lançamento discográfico, algo que ainda não tem data prevista mas deverá ocorrer algures no segundo semestre de 2018.

Foto: Toni Läänsalu