• Reportagem: Rammstein ensaiam nova digressão em Berlim

Notícias

Reportagem: Rammstein ensaiam nova digressão em Berlim

"Hallelujah", "Zerstören", "Seemann", "Stripped" e ainda um tema inédito de abertura são as grandes novidades dos Rammstein para os concertos de 2016.

Os Rammstein apresentam-se nos dias 26 e 28 de maio para dois concertos em formato de ensaio. À semelhança de anos anteriores, estes dois eventos pré-digressão acontecem no Black Box Music em Berlim.

O objetivo principal consiste em testar o novo alinhamento, efeitos pirotécnicos e design de palco perante uma plateia de cerca de 500 pessoas no total dos dois dias, composta por convidados de imprensa, sites de fãs, amigos da banda e membros sorteados do clube oficial LIFAD. O site RAMMSTEIN-Portugal esteve presente no concerto do dia 26, contudo não foi permitida a captação de imagens. Para além dos avisos de proibição à porta do recinto, a segurança esteve atenta a telemóveis e câmaras na plateia durante todo o concerto mas não conseguiram evitar algumas imagens que estão já a surgir na Internet. Curiosamente, uma equipa de filmagem esteve presente no local, gravando e/ou transmitindo para outra sala as músicas novas do alinhamento, provavelmente para análise interna.

Ainda antes do concerto ter início, um pano preto tapava o cenário por completo. Com cerca de 20 minutos de atraso, foi possível ver os elementos da banda a entrar lateralmente no palco, já que não havia outra possibilidade de acesso devido às limitações do recinto. Alguns minutos depois, uma contagem decrescente iluminou-se no centro do pano, o qual cai ao chegar ao número 0, permitindo vislumbrar um palco semelhante ao da digressão anterior mas com várias novidades a nível de design de luzes.

Christoph Schneider, Oliver Riedel e Flake, este último vestido de laranja – como um prisioneiro de Guantánamo – e com uma nova disposição de teclados, estavam já nos seus locais habituais. Assim que se ouviram os primeiros acordes de guitarra, Paul Landers e Richard Z. Kruspe começaram a descer do topo do palco em duas plataformas que sustentavam um conjunto de luzes. Till Lindemann surge alguns momentos depois de sobretudo e cartola na cabeça, a qual atira para o ar segundos depois, fazendo-a explodir e dissipar-se ao mesmo tempo. O vestuário da banda é também em tudo semelhante à última digressão 2011-2013, com ligeiras alterações de pormenores mas mantendo a “linha” que nasceu em 2004 com a tour “Reise, Reise” e tem vindo a evoluir ao longo dos anos.

O tema de entrada, ainda sem título oficial conhecido, é a primeira amostra do regresso da banda ao ativo em setembro do ano passado, uma espécie de medley composto liricamente por diversos temas anteriores dos Rammstein mas com um pesado instrumental totalmente inédito, recheado de palm-muting nas guitarras. A letra é uma compilação bem organizada de títulos e versos de múltiplas músicas dos Rammstein, culminando no refrão “Ja, Nein, Rammstein!“, um hino do género de “Rammlied” mas num tom certamente mais alegre e bem-disposto, que rapidamente foi absorvido e entoado pelo público, com direito a um breve sapateado de Till pelo meio. Mesmo atrás dos lugares em palco de Paul, Till e Richard erguiam-se colunas com três filas de leds luminosos.

Seguiu-se “Reise, Reise” e “Hallelujah“, o lado B da era “Mutter”. A terceira música corresponde à estreia de “Zerstören” ao vivo e será certamente o ponto mais polémico desta digressão, para quem não estiver habituado ao humor dos Rammstein. A performance poderá ser uma resposta satírica aos recentes atentados terroristas na Europa. Till Lindemann surge de turbante e túnica castanha. Mesmo no final da canção, o vocalista liberta-se da túnica, deixando à vista de todos um grande cinto de explosivos que não demora a rebentar. Após a explosão, muito forte por sinal – para quem estiver na primeira fila, Till desaparece deixando apenas uma nuvem de fumo no centro do palco. Durante a atuação, Paul Landers, sempre sorridente, era um dos elementos mais atentos às novas luzes, adereços e à respectiva reação do público.

Keine Lust“, com as habituais colunas de dióxido de carbono, e “Feuer frei!“, com os três lança-chamas, não sofreram alterações de relevo. Seguiu-se o regresso de “Seemann” e a já habitual “Ich tu dir weh“, sendo que desta vez é Till que vai buscar o teclista Flake e o leva para um banho de faíscas por uma coleira, ao estilo de “Bück dich”.

Du riechst so gut” faz depoletar as características luzes esverdeadas e Till ergue o famoso arco em pose de preparação, mas as faíscas não tiveram ignição, o que irritou o vocalista que imediatamente atirou o adereço metálico quase dois metros na direção de um elemento do staff. Esta falha mereceu um comentário de Kruspe ao microfone, chamando “motherfucker” em tom de brincadeira ao responsável da pirotecnia. Já no momento do solo das guitarras, Paul e Richard atrapalharam-se e, entre risos e movimentos dessincronizados, desvendaram “sem querer” que esta parte das guitarras é, afinal, playback.

Em “Mein Herz brennt“, Lindemann, com os seus recentes piercings no septo nasal e no lábio inferior, faz um playback descarado dos primeiros versos da música, enquanto Richard entra em palco de cigarro na boca, preparando-se para dedilhar os primeiros riffs. No clímax que corresponde à tradução literal da música, o vocalista vira-se de costas durante uns segundos enquanto acopla o efeito pirotécnico no peito esquerdo que dará a chama vermelha representativa do coração, a qual iria depois pegar com a mão alguns momentos depois, soprando no final para a apagar, como se de uma vela se tratasse.

Um membro do staff monta rapidamente o microfone com o suporte vertical metálico no centro do palco, vinha aí a marcha de “Links 2-3-4“. Infelizmente o microfone foi mal montado, ficando a apontar para o chão, o que provocou mais um desacato entre Till e um membro do staff. O vocalista gritou para os bastidores apontando para o microfone e gesticulando indignado, chegando a pegar numa garrafa de água e atirando ao técnico que entretanto tinha subido ao palco para resolver o problema.

Depois de “Ich will“, seguiu-se “Du hast“, que teve direito a uma introdução prolongada de guitarras, fazendo quase crer que estávamos perante mais um tema inédito mas, na verdade, mais não era do que uma versão de riffs simplificada da própria música.

Após a 14.ª música do alinhamento – “Stripped” (mais uma ressurreição da digressão 2004-2005) – a banda despede-se e regressa momentos depois para a habitual viagem de barco pela plateia, a qual irá sofrer um upgrade assinalável nesta digressão. Desta vez, o barco, agora maior e em formato quadrado – parecendo quase uma piscina para crianças, faz a viagem numa versão acústica de “Ohne dich” e leva sentados todos os elementos da banda (Christoph Schneider dá o seu contributo com uma pandeireta), o que parece ser uma proeza bem arriscada. Devido às características do espaço, o barco não saiu de palco neste ensaio, algo que o vocalista fez questão de explicar no final da música.

Em “Engel“, Till Lindemann já não carrega as asas de anjo nas costas, mas sim é levado por elas. A meio da música as asas vão sendo levantadas atrás de si e o vocalista “apanha a boleia”, chegando a levitar a mais de um metro do chão. Landers e Kruspe aparecem neste tema com as suas guitarras com lança-chamas (outrora utilizadas na introdução de “Bück dich” ao vivo), sendo que, devido a falha técnica, não saíram chamas no lado de Richard.

A música de despedida, “Sonne“, mantém a sua identidade habitual mas acrescenta um novo tipo de chamas horizontais que surgem nas laterais do palco e sobrevoam as primeiras filas da plateia de uma forma deveras intensa.

Para além de limitações normais na utilização de colunas de fogo, tendo em conta o local, este concerto foi marcado por ligeiras falhas a nível de som, playback e pirotecnia, o que é natural – trata-se de um ensaio, mas mesmo assim Till Lindemann não parecia satisfeito ao abandonar o palco no final, visivelmente irritado e a discutir com dois membros da produção já nos bastidores.

Texto: RAMMSTEIN-Portugal // Foto: RammsteinWorld

Alinhamento:
1. Ramm-4 (título provisório)
2. Reise, Reise
3. Hallelujah
4. Zerstören
5. Keine Lust
6. Feuer frei!
7. Seemann
8. Ich tu dir weh
9. Du riechst so gut
10. Mein Herz brennt
11. Links 2-3-4
12. Ich will
13. Du hast
14. Stripped

15. Ohne dich
16. Engel
17. Sonne